A partir desta sexta-feira, 29, a TIM vai ativar a primeira rede 5G Standalone do Sul, em Porto Alegre, logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na cidade já conta com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório inicial exigido pelas normas do Leilão 5G. A tecnologia estará disponível em 33 bairros da Capital gaúcha, e terá expansão para outras áreas da capital conforme evolução da demanda do mercado.
A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de tornar-se a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.
“Estamos diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social, e temos orgulho da TIM liderar esse movimento histórico para o país e para a região Sul. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Sul do país e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo neste momento mais que o dobro da cobertura mínima exigida. A TIM está focada em oferecer a melhor e mais acessível experiência 5G aos consumidores brasileiros”, destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
A TIM é hoje líder de mercado na região Sul, com 37,1% dos clientes de telefonia móvel. No Rio Grande do Sul, a cobertura 4G está presente em 401 das 497 cidades, com 96,6% da população urbana coberta. Até o final deste ano, todos os municípios contarão com a cobertura 4G. O estado foi umas das principais praças que a TIM recebeu clientes da Oi, com 1,7 milhões de novos clientes.
Novas possibilidades
Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos. O booster terá uma evolução contínua com serviços como de cloud gaming, realidade aumentada e realidade virtual. Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console.
O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia. Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. A operadora já está atuando com pilotos 5G ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios.
Bairros em Porto Alegre:
Independência, Santana, Centro, Santa Tereza, Santo Antônio, Jardim Lindoia, Menino Deus, Cristo Redentor, Navegantes, Bom Jesus, Rubem Berta, Itu Sabará, Sarandi, Vila Ipiranga, Nonoai, Moinhos de Vento, Passo D´Areia, Partenon, Cidade Baixa, Humaitá, Maria Gorete, São Sebastião, Bela Vista, Auxiliadora, São Geraldo, Cavalhada, Cascata, Alto Petrópolis, Petrópolis, Boa vista, Floresta, Praia de Belas e Protásio Alves.