A segmentação por nichos vem ampliando as possibilidades de negócios. A Giordani Turismo, através de parcerias com nomes como a Wine South America (WSA) e com o Vinhos de Bicicleta, a agência desenvolveu roteiros de enoturismo com experiências totalmente exclusivas. “O propósito era fugir das tradicionais visitas às vinícolas seguidas de momentos de degustação”, afirma Andreia Zucchi, diretora administrativa da Giordani, que em 2022 completa 30 anos de atuação no setor do turismo.
A primeira experiência aconteceu ainda em 2021, através da união com a WSA, quando foi desenvolvida a primeira edição do “Circuito do Vinho”, com um roteiro de seis dias de duração e experiências únicas em 14 vinícolas de toda a Região Uva e Vinho.
No início de 2022 um novo produto foi colocado à venda, o “Roteiro Vinhos de Bicicleta”, que leva o nome do parceiro, o maior canal de vinhos das Américas no Youtube e é comandado pelo sommelier Rodrigo Ferraz. Com três edições ao longo do ano – a primeira aconteceu em junho -, a próxima, de 3 a 7 de agosto, já está com vagas esgotadas, e (ainda) restam lugares para a de 12 a 16 de outubro. São cinco dias com vivências únicas, em nove diferentes vinícolas, incluindo degustações exclusivas e encontros intimistas com alguns dos principais produtores de vinho do Brasil.
O “Circuito do Vinho” ganhou uma segunda edição. O roteiro 2022 acontece de 17 a 22 de setembro, com oito vinícolas no roteiro. Em cada local o visitante vai participar de uma experiência completamente exclusiva. Os pacotes especiais tanto para o “Vinhos de Bicicleta”, como para o “Circuito do Vinho”, contemplam hospedagem com café da manhã, traslado do aeroporto (Porto Alegre) até o hotel, transporte em toda programação, taxas de visitação e degustação – incluindo rótulos premium, guia de turismo, acompanhamento permanente de sommelier, além de almoços e jantares harmonizados (conforme programação).
“Apesar do valor individual dos roteiros ser diferenciado dos demais passeios oferecidos na região, o cliente que compra entende que ele está investindo em experiências exclusivas, realizadas para pequenos grupos e em poucas edições durante o ano”, afirma a analista de produtos da Giordani.