Porto Alegre terá ativado o sinal 5G de telefonia a partir desta sexta-feira, confirmou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na manhã desta quarta-feira. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada pelos membros do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) da Anatel, que haviam se reunido mais cedo para autorizar a liberação. As capitais João Pessoa e Belo Horizonte também terão o sinal liberado na sexta.
De acordo com o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Giaspi, a deliberação foi aprovada por unanimidade. Antes, as operadoras precisarão pagar uma taxa de funcionamento ao órgão, cujos boletos serão expedidos nesta quinta, no valor de R$ 1,3 mil para cada estação rádio base (ERB). Em Porto Alegre, foram instalados 103 destes equipamentos. Com o valor pago, a licença é efetivamente expedida para o uso da frequência de 3,5 GHz, que é a utilizada pelo 5G.
Além das ERBs, houve a troca de 28 filtros de sinal, quando a expectativa era de 21, segundo o grupo, bem como a adaptação de 74 antenas, 80% a mais do que o mínimo exigido em compromisso no edital de mudança. Na Capital, o sinal estará disponível, em um primeiro momento, nas áreas mais densamente povoadas, em bairros a exemplo do Centro Histórico, Bonfim, Tristeza e Rio Branco, e não na cidade toda.
Sobre isto, o grupo afirmou que é por uma questão de conveniência das operadoras, já que a regra é que haja uma ERB para cada 100 mil habitantes, número que irá diminuir gradualmente ano após ano, até chegar a 2025, quando haverá uma estação para cada 10 mil habitantes, o que é próximo do que as empresas de telecomunicações já têm com outras faixas de conexão, por exemplo.