Mais cidades do RS iniciam a imunização contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos

Ciclo vacinal é de duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A prefeitura de Sapiranga, seguindo a orientação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, deu início à imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a Covid-19. O ciclo vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda. De acordo com a Administração Municipal, a vacina com o imunizante Coronavac está disponível na UBS Vila Irmã, das 7h às 13h; nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) João Goulart, Morada São Luiz, Bairro Oeste e Vila São Paulo, das 7h às 18h; e nas UBSs Amaral Ribeiro, Centenário, São Luiz e Centro, das 7h às 19h.

Além disso, a prefeitura reforça que, neste momento, crianças a partir dos 5 anos de idade serão vacinadas (primeira dose) com a vacina da Pfizer pediátrica, nos esquemas já recomendados. A vacinação, neste caso, acontece apenas nas terças-feiras na UBS Centro, ESF São Paulo, ESF João Goulart e ESF Morada São Luiz. As crianças de 6 a 11 anos, vacinadas com Coronavac e que necessitam tomar a segunda dose, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, entre a UBS Vila Irmã, ESF João Goulart, ESF Morada São Luiz, ESF Bairro Oeste, ESF Vila São Paulo, UBS Amaral Ribeiro, Centenário e UBS São Luiz e UBS Centro.

Já em Rio Grande, a partir desta terça-feira, crianças de 4 anos poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nesta quarta-feira a imunização está liberada para crianças com 3 anos. Os postos de saúde devem vacinar a faixa etária entre 8h30min e 11h30min. No posto IV (Canalete) a imunização deve ser realizada entre 9h e 12h e entre 14h e 17h. Na sala extra do Cassino a vacinação será das 8h30min às 16h.

No Shopping Partage haverá imunizantes disponíveis nesta terça-feira, das 16h às 19h, para crianças dos 4 aos 11 anos que tenham que tomar a primeira ou segunda dose. No local, a vacinação ocorre nesta quarta-feira, das 16h às 19h, para crianças dos 3 aos 11 anos que tenham que tomar a primeira ou segunda dose.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade ou a certidão de nascimento, cartão SUS e Caderneta de Vacinação das crianças. A Vigilância Epidemiológica da cidade informou que ainda não recebeu todas as doses disponíveis para estas faixas etárias, mas iniciará a imunização enquanto aguarda o abastecimento total dos estoques de vacinas.

Em Canoas, começa nesta terça-feira a imunização contra o novo coronavírus para as crianças de 3 e 4 anos com comorbidades. A aplicação das doses será exclusivamente na Unidade de Saúde Santa Isabel, das 8h às 16h, com distribuição de fichas até 15h45min. De acordo com a prefeitura, a vacinação deste público acontece a partir de um esforço da Secretaria Municipal da Saúde, em gerenciar as doses existentes na cidade, até que o Estado mande mais imunizantes para o município. A vacina disponibilizada é a Coronavac.

Para vacinar as crianças, é necessário apresentar o comprovante de comorbidade e a caderneta de vacinação. São comorbidades casos de câncer, hipertensão, diabetes, HIV, pacientes em hemodiálise, crianças com doenças genéticas, entre outras. A diretora de Vigilância em Saúde, Elisiane Amorim, explica que o início da vacinação pelas crianças com comorbidades é uma recomendação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e da Secretaria Estadual da Saúde. “Logo que Canoas receber as demais doses, ampliará para o restante do público infantil desta faixa etária.”

*Com informações de Fernanda Bassoa e Angélica Silveira