Hospital São Lucas busca voluntários para fase final de estudo da vacina contra a dengue

Expectativa é incluir mais 700 pessoas nessa fase do estudo

Foto: Alisson Moura / Divulgação / CP

O Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS mantém o recrutamento de voluntários para a fase final da pesquisa da vacina contra a dengue, que vem sendo desenvolvida junto ao Instituto Butantan, de São Paulo. A expectativa é incluir mais 700 pessoas nessa fase do estudo, que começou em 2016. Após iniciar a testagem do imunizante, a ideia é colocar a dose no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) até 2024. Por conta de ajustes do Instituto Butantan, os testes previstos para julho ainda não ocorreram.

Coordenado pelo infectologista e diretor técnico do HSL, Fabiano Ramos, o estudo realizado no Centro de Pesquisa do HSL busca voluntários entre 18 e 59 anos, saudáveis e não gestantes que ainda não tiveram dengue. “A gente está esperando mais definições do Instituto Butantan”, observa. Voluntários também vêm sendo recrutados em Pelotas, em uma parceria com a Universidade Federal (Ufpel).

De acordo com Ramos, a previsão inicial do estudo – desenvolvido em 16 centros de pesquisa no Brasil – era de cinco anos. “Alguns incluíram também crianças a partir de 2 anos. Em Porto Alegre incluímos só adultos”, salienta. Ele lembra que Porto Alegre e Pelotas sempre tiveram baixa incidência de dengue. “Este ano tivemos um grande número de casos, mas se a gente comparar com outras regiões do país, ainda temos um número baixo. Então, sempre fomos considerados um centro de controle do estudo”, completa.

Em função do histórico baixo de contaminação da população, ele explica que esse é o cenário ideal para testagem.

A busca por uma vacina contra a dengue já dura cerca de 50 anos, conforme Ramos. “A expectativa é que até 2024 a vacina possa estar disponível para a população e que proteja contra uma doença tão impactante para o Brasil e para o mundo”.

Dúvidas podem ser esclarecidas com o Centro de Pesquisas Clínicas do HSL, pelos telefones (51) 33203260 e (51) 33205610, em horário comercial.