Semana marcada pela divulgação de indicadores econômicos no Brasil e lá fora

Crédito: Freepick

Os últimos dias de julho serão marcados pela divulgação e uma série de indicadores e eventos que impactam a trajetória dos mercados financeiros no curto prazo. O principal evento, e que vai mexer com o cenário mundial, é a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), na quarta-feira, 27. No mercado interno, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), na terça-feira, 26.

Durante a tarde de quarta-feira, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) anuncia sua decisão, que o mercado aponta para uma elevação de 0,75 ponto percentual nos juros. Entretanto, a probabilidade de um aumento de 1 ponto é uma possibilidade não descartada pelos agentes financeiros.

ESTIMATIVAS INTERNAS

A semana da economia brasileira começa com a divulgação do Boletim Focus do Banco Central, que consolida as projeções econômicas dos agentes financeiros para os principais indicadores macroeconômicos do país. As últimas divulgações do relatório apontaram para uma elevação nas projeções de inflação de 2023 e 2024, um movimento que tem preocupado economistas e que pode dificultar os planos do Banco Central de encerrar seu ciclo de alta de de juros.

Já o IPCA-15 do mês de julho deve mostrar uma forte desaceleração, resultado de medidas envolvendo a redução de impostos em itens como combustíveis e energia elétrica.

Por fim, a semana termina com a Receita Federal fazendo o crédito, no dia 29, do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nas contas bancárias informada pelos contribuintes na sua declaração. O crédito envolve 5,2 milhões de contribuintes com um valor total de RS 6,3 bilhões e correção de 2,2%.