Avante oficializa candidatura de André Janones à Presidência da República

Deputado federal em primeiro mandato, Janones recebeu 178.660 votos em 2018

Foto: Helen Oliveira/Record TV Minas

O Avante oficializou a candidatura do deputado federal André Janones à Presidência da República durante convenção, na manhã deste sábado. O evento ocorreu em Belo Horizonte. Assim que Janones começou a falar, uma pessoa passou mal na plateia e a cerimônia precisou ser interrompida. Dois médicos presentes à cerimônia realizaram o atendimento, e a pessoa recobrou a consciência.

Janones lembrou que começou a carreira como advogado, atuando gratuitamente para famílias carentes. Destacou, ainda, o papel de liderança que exerceu durante a greve dos caminhoneiros e a influência digital que alcançou com a publicação de vídeos nas redes sociais em 2018.

Apesar de nunca ter sido caminhoneiro, Janones se tornou um dos porta-vozes da paralisação no setor de transportes. Em uma das lives, atingiu mais de 20 milhões de visualizações. Mais tarde, se distanciou do movimento e condenou, como atos antidemocráticos, parte das manifestações mais recentes da categoria.

“Sou um dos deputados federais mais votados da história de Minas Gerais”, acrescentou, durante a convenção deste sábado. Eleito para um primeiro mandato, Janones teve 178.660 votos em 2018. O advogado, de 38 anos, entrou oficialmente na carreira política ao ser eleito para a Câmara, quatro anos atrás. Antes do Avante, ele passou por outros dois partidos – PT e PSC.