CPFL Energia anuncia desistência do leilão da CEEE-G

Crédito: Foto: Fernando Vieira/CEEE

A CPFL Energia comunicou a desistência de participar do leilão de privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica-Geração (CEEE-G). O processo está previsto para ocorrer no dia 29 de julho, na B3, em São Paulo, a partir de um aporte mínimo de R$ 837 milhões.

“A CPFL Energia informa que não tem a intenção de participar do leilão de privatização da CEEE-G. A empresa avaliará o seu direito de preferência em adquirir os ativos em que tem participação conjunta com a CEEE-G”, disse a empresa, em nota.

Esta é última parte da estatal CEEE, a de geração de energia, a ser privatizada. O governo do Rio Grande do Sul já alienou a distribuição (CEEE-D) e a transmissão (CEEE-T), sendo que este último leilão está sendo estruturado pelo BNDES. A companhia é responsável por 1.270,7 MW de potência outorgada, cerca de 13,3% do total do mercado gaúcho.

O leilão já havia sido cancelado antes, e remarcado a partir de estudos técnicos atualizados e aprovados. O governo gaúcho detém cerca de 66,23% do capital social da CEEE-G. A sociedade de economia mista possui 15 usinas próprias com potência outorgada de cerca de 990 MW, assim como participações em empreendimentos de geração de energia elétrica por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e consócios.

Caso a privatização aconteça, será outorgado um novo contrato de concessão com prazo de 30 anos de vigência. A partir de 2023, haverá o processo de descotização das usinas que atualmente operam no regime de cotas de garantia física, permitindo a comercialização da energia livremente no mercado.