Presidente da Funai é alvo de protestos e deixa evento em Madri

Marcelo Xavier participava de assembleia sobre povos indígenas quando ex-funcionário o chamou de 'miliciano'

Marcelo Xavier. Foto: Valter Campanato/ABr

Um ex-funcionário da Funai hostilizou o presidente da fundação, Marcelo Xavier, em um evento na Espanha. Ricardo Rao protestou contra Xavier durante assembleia sobre o desenvolvimento dos povos indígenas da América Latina e Caribe, culpando o atual chefe da entidade pelo assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. A Funai, acionada para comentar o caso, prepara uma nota ainda não divulgada.

Em vídeo postado pelo ex-funcionário nas redes sociais, Ricardo Rao grita contra Marcelo Xavier no auditório. “Esse homem não pertence aqui. Não é digno de estar entre vocês”, acusa. Rao ainda critica o Itamaraty e chega a chamar o presidente da Funai de miliciano e bandido.

Marcelo Xavier e outras três pessoas que o acompanhavam deixaram a sala em seguida. “Ele é responsável pela morte de Bruno Pereira. É responsável pela morte de Dom Phillips. Você é um miliciano, bandido. Vai embora mesmo”, disse Rao. Quando o indigenista e o jornalista britânico desapareceram, Xavier disse que eles tinham errado em não comunicar aos órgãos de segurança a viagem ao Vale do Javari, no Amazonas, o que outras entidades contestaram.

Caso Bruno e Dom

O indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips desapareceram no dia 5 de junho, após terem sido vistos pela última vez na comunidade São Rafael, nas proximidades da entrada da Terra Indígena Vale do Javari, região com o maior registro de povos isolados no mundo. A área sofre pressão há anos pela atuação de pescadores, garimpeiros e madeireiros ilegais, além de narcotraficantes.