Nova carteira de identidade começa a ser emitida na terça-feira no RS

Número de inscrição no CPF vai ser adotado como registro geral, único e válido para todo o país

Foto: Ministério da Economia

A nova carteira de identidade começa a ser emitida, na terça-feira que vem, em postos de identificação do Rio Grande do Sul. De acordo com a Receita Federal, o mesmo vai ser feita, nos dias seguintes, no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Ainda não há previsão de emissão no restante do país.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai adotar o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país. Serão validados dados biográficos e biométricos antes da emissão da carteira.

Nesse primeiro momento, as novas identidades só serão emitidas a cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com as certidões atualizadas. As pessoas que não possuírem os dados necessários ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação.

Em uma próxima etapa, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF.

Versões física e digital
A CIN vai ser emitida em duas versões: física e digital. Ambas possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, de papel ou de policarbonato, atende os que não possuem acesso a internet, smartphone ou computador. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a CIN vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer cidadão e permite checar se a identidade é autêntica, furtada ou extraviada.

A nova identidade também possibilita a inclusão da carteira de estudante, pela leitura do QR Code presente no novo modelo.

O documento segue padrões internacionais e adota um código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessária a apresentação do passaporte.