A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS reuniu lideranças políticas e empresariais para comemorar os 50 anos de fundação da entidade. Durante evento realizado nesta quinta-feira, 21, no Hotel Plaza São Rafael, o presidente Vitor Augusto Kock destacou as ações da entidade em benefício do setor varejista do Rio Grande do Sul, que reúne 95 mil lojistas que geram empregos e arrecadam tributos estaduais e federais.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, observou que um dos fatores para essa boa expectativa é o incremento do mercado de trabalho, gerando renda para pessoas que até pouco tempo estavam desempregadas.
“Mais renda para as famílias significa o aumento de consumidores no mercado. E isso é fundamental para que o comércio amplie suas vendas. Ainda existe um longo caminho para o varejo recuperar as perdas que teve desde março de 2022, porém para que isso aconteça é importante termos uma desaceleração de preços e redução da taxa de juros. Forte pressão nos preços e juro básico elevado não ajuda o comércio”, lembra Koch.
O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul e ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) foi o palestrante do encontro. O evento reuniu o secretário Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, representando o governo do Estado, o vice-prefeito Ricardo Santos Gomes, os senadores Luis Carlos Heinze (PP) e Lasier Martins (Podemos), e pelo deputado federal Marcel Van Hattem, entre outras lideranças partidárias.
As comemorações tiveram a presença de representantes empresariais, lideranças da Fiergs, Fecomércio-RS e Federasul, entre outras. Pelo grupo Record estiveram presentes o diretor presidente do jornal Correio do Povo, Sidney da Silva Costa, e pelo diretor geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres.