Com testes encerrados, novos abrigos de ônibus devem ser instalados a partir de outubro em Porto Alegre

Prefeitura projeta qualificar dez paradas, na etapa inicial. Total de abrigos renovados deve passar de 1,5 mil

Foto: Aline Rimolo / SMMU / PMPA

Depois de 15 dias de trabalho, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) encerraram, nesta quinta-feira, o período de testes do novo abrigo de ônibus a ser adotado em Porto Alegre. O Executivo projeta o começo das instalações para o mês de outubro, em dez pontos na capital, a cargo da concessionária Eletromidia.

O objetivo é qualificar 1.507 pontos de ônibus, entregando “mais conforto, tecnologia e segurança aos usuários mediante parceria com o setor privado”, segundo explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, os novos abrigos devem ter uma alteração na comunicação visual (as informações sobre as linhas ficarão no lado direito, não mais no esquerdo), além de uma mudança no painel de próxima chegada e nos assentos, com demarcação para idosos, obesos e gestantes.

“Durante o período de teste ouvimos os usuários e fizemos vistorias técnicas para verificar questões estruturais e a funcionalidade”, esclarece a fiscal do contrato, arquiteta Simone Caberlon.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, serão instalados dois modelos ao longo dos próximos cinco anos, 57% deles com medida de 4m x 2m, quatro assentos e três tomadas USB, e 43% de 3m x 2m e três assentos. Todos terão piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces para publicidade.

Do total de pontos de ônibus, 100 vão ter câmera e 180, painel de próxima chegada. A concessão é por 20 anos e o investimento de instalação e manutenção é 100% privado.