O consumo das classes C e D no Rio Grande do Sul teve alta de 1,7%, em maio comparado com o mês de abril. O resultado consta da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech focada em inclusão econômica. No país, a média do consumo subiu 2%.
As maiores altas no Rio Grande do Sul foram com Hotéis e Motéis (69%), Rede Online (23%), Drogaria/Farmácia (10%), Prestadores de Serviços (10%), Automóveis e Veículos (8%), Lojas de Roupas (7%) e Serviços (6%). No entanto, houve queda nos setores de Companhias Aéreas (-38%), Diversão e Entretenimento (-14%), Telecomunicação (-3%), Transporte (-2%) e Restaurante (-1%).
Os setores no Brasil que mostraram altas mais significativas no consumo foram: Lojas de Roupas (14%), Transporte (7%), Automóveis e Veículos (6%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Combustíveis (5%) e Drogarias e Farmácias (5%). Já os setores que mostraram recuo foram: Rede Online (-3%), Companhias Aéreas (-2%), Diversão e Entretenimento (-2%) e Hotéis e Motéis (-1%).
Na pesquisa, exceto o Nordeste, onde o consumo recuou 2,4%, as regiões brasileiras mostraram alta. O Sudeste teve uma recuperação de 3,3%, seguido do Sul (1,5%), Norte (1,4%) e Centro-Oeste (0,1%). O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (36,9%). Em segundo lugar estão restaurantes (13%), Lojas de Artigos Diversos (10,3%) e Combustível (7,7%).
Outro dado da pesquisa da Superdigital mostra que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o mesmo percentual de abril. Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores Lojas de Roupas (11%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Serviços (4%), Automóveis e Veículos (4%) e Combustíveis (3%). Contudo, caiu o ticket médio de Companhias Aéreas (-30%), Rede Online (-4%), Supermercado (-3%) e Restaurantes (-2%).