Covid: Saúde conta com 1,2 milhão de doses para imunização infantil

Secretário-executivo adjunto defendeu prioridade a crianças que tenham alguma doença que as fragilize

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde informou ter disponíveis em estoque 1,2 milhão de doses de CoronaVac para imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade. Foi o que informou o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Dias, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quarta-feira. De acordo com Dias, caso seja necessário, doses podem ser realocadas para suprir as demandas de estados com mais carência e novos lotes poderão ser adquiridos para que “ninguém”, nas palavras dele, fique “sem vacina”.

O representante da pasta disse que, assim como no início da pandemia, quando foram priorizados os grupos mais vulneráveis, também agora, deve ser dada prioridade a crianças que tenham alguma doença que as fragilize e as torne um pouco mais suscetíveis a uma evolução grave da doença.

Segundo Dias, todas as vacinas oferecem risco potencial de efeitos colaterais, embora, no caso da CoronaVac, eventos tenham sido sempre “leves”. O secretário lembrou ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chancelou a vacina, o que oferece a segurança de que ela é efetiva. “De modo que não vale a pena correr o risco de não vacinar com medo de um eventual efeito adverso”, disse. Ele citou o caso do Chile, onde quase 500 mil crianças já foram vacinadas com o imunizante.

O secretário-executivo adjunto falou também sobre a perda da adesão às campanhas de vacinação nos últimos 10 anos, sobre a vacinação antirrábica e sobre os casos de varíola do macaco.