Os trabalhadores brasileiros com carteira assinada poderão ter a liberação de dois benefícios do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em julho. São o saque-aniversário e do saque extraordinário, duas modalidades de retirada do saldo do Fundo disponibilizadas pela Caixa.
Segundo a Caixa, quem ainda não fez a solicitação do saque extraordinário pode pedir acesso ao dinheiro por meio do aplicativo do FGTS, disponível nos sistemas Android ou iOS no celular. Depois disso, é preciso atualizar ou confirmar o cadastro, fazer o pedido no menu “saque extraordinário” e concluir em “solicitar saque”.
A data de liberação prevista e a quantia a ser recebida aparecerão na tela depois que a solicitação for concluída no app. O valor depositado pode chegar até R$ 1.000.
Já o saque-aniversário, usado por mais de 21 milhões de trabalhadores, é uma alternativa opcional que proporciona a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, somente no mês de aniversário. Porém, se o trabalhador for demitido, apenas é permitido o saque equivalente à multa rescisória.
A adesão ao recurso é imediata pelo aplicativo do FGTS e pode ser feita até o último dia do mês de aniversário. Então o saque estará disponível no mesmo ano, dois meses depois do seu aniversário.
O valor desta modalidade varia conforme a alíquota aplicada, sendo de 50% a 5% do saldo de todas as contas do FGTS — a porcentagem diminui conforme aumenta o saldo do FGTS.