O efetivo do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi mobilizado no final da manhã desta sexta-feira para combater um incêndio em uma das salas do 11º andar da Galeria do Rosário, na rua Vigário José Inácio, no Centro de Porto Alegre. Cinco viaturas estiveram no local. O fogo já foi controlado.
Inaugurado em 1959, o edifício, com 22 pavimentos e mais de 500 salas comerciais e lojas, foi esvaziado por medida de segurança. Muitos funcionários e clientes ficaram encurralados nos pavimentos superiores, subindo então até o terraço e depois foram retirados com a ajuda dos bombeiros militares.
Ao menos três pessoas inalaram fumaça e precisaram de atendimento. “Estava no 20º andar…Tentei descer pela escada não deu mais…a fumaça era muito forte. A gente foi para o terraço na chuva. Agora é que os bombeiros desceram com nós”, relatou a cabeleireira Gleci Bernardes, de 63 anos. Ela calculou que umas 50 pessoas ficaram retidas. “Minha esposa estava no terraço. Eles não podiam descer”, confirmou o autônomo Anderson Luís, 34 anos.