Demolição de prédio que pegou fogo no centro de São Paulo começa neste sábado

Entre as primeiras ações estão limpeza e escoramento de toda a estrutura

Foto: Edu Garcia/R7

A operação para a demolição do edifício de dez andares atingido por um incêndio na região da 25 de Março, no centro de São Paulo, vai começar na manhã deste sábado (16), segundo a prefeitura.

A análise dos dados coletados nas vistorias mostrou que a estrutura está estabilizada após o término do combate às chamas, que tiveram início no domingo (10). “Embora não exista mais risco de ruptura total, sem sinais prévios, o risco de desabamentos pontuais permanece”, informou em nota a prefeitura.

Por segurança, o perímetro do edifício será isolado com tapumes e toda a estrutura será coberta por telas. Os primeiros trabalhos a serem realizados são de limpeza do local e escoramento da estrutura. Serão colocadas armações de aço entre os andares.

O processo de contratação da empresa responsável pela execução do serviço ainda está em andamento. Segundo a administração municipal, por se tratar de serviços emergenciais, o prazo e o investimento serão estabelecidos no decorrer das ações. A princípio, 20 operários vão trabalhar na operação.

A demolição foi autorizada pelos proprietários do Edifício Comércio e Indústria em assembleia geral. A prefeitura deu celeridade ao processo e, depois, as despesas deverão ser custeadas pelos donos do imóvel.