Cadastro Único: mais de 60 mil famílias de Porto Alegre devem regularizar situação cadastral

Governo federal prorrogou prazo até 14 de outubro

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Mais de 60 mil famílias de Porto Alegre devem regularizar a inscrição no Cadastro Único do governo federal, que nesta quinta estendeu o prazo para isso até 14 de outubro. A grande procura pelo serviço, que gerou filas em diversos estados brasileiros, motivou a decisão. O prazo vencia, originalmente, nesta sexta.

Na capital, 127 mil famílias foram inseridas no sistema entre 2016 e 2017, de acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Destas, 50% devem atualizar informações em uma das três unidades de atendimento da cidade.

A atualização, que é feita pelo responsável familiar, ocorre de dois em dois anos. Quem não tiver alterações nos dados pode efetuar a confirmação cadastral pelo Aplicativo do Cadastro Único.

O atendimento presencial para residentes de qualquer bairro de Porto Alegre está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, em três locais:
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): avenida João Pessoa, 1105
– Vida Centro Humanístico: avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi.
– Sine Municipal: avenida Sepúlveda esquina com Mauá – Centro Histórico.

O que é o serviço?
O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do governo federal. As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.

Os critérios para a concessão de benefícios como o Auxílio Brasil, BPC, Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros são do governo federal.

Como solicitar?
O responsável deve ser maior de 16 anos e comparecer em uma das Unidades de Atendimento Descentralizado para entrevista, coleta das informações sobre a composição do núcleo familiar.

O Atendimento para Cadastro Único nas 22 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre é somente para famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do respectivo território.

Quais os documentos necessários?
Apresentar documentos originais:
– CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar
– Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento)
– Comprovante de residência (preferencialmente)
– Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente)

Outras situações
Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:
– Nascimento de um novo membro da família;
– Morte de um membro da família;
– Mudança de endereço;
– Aumento ou diminuição da renda familiar;
– Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
– Exclusão de algum membro da família.