O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos apresentou uma alta de 1,3% em junho, conforme dados divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Departamento do Trabalho. O resultado superou as expectativas do mercado. No acumulado anual, o índice saltou para 9,1%, o maior em mais de 40 anos.
Apenas o núcleo do indicador, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,7% na comparação mensal de junho, e de 5,9% em base anual. Em base anual, o índice de energia subiu 41,6%, a maior alta para um período de 12 meses desde abril de 1980. O índice de alimentos subiu 10,4%, a maior alta em 12 meses desde fevereiro de 1981.
Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, embora quase todos os principais índices de componentes tenham aumentado ao longo do mês, os maiores contribuintes foram os índices de habitação, carros e caminhões usados, assistência seguro de veículos automotores e veículos novos. Os índices de reparação de veículos motorizados, vestuário, móveis e operações domésticas e recreação também aumentaram em junho. Entre os poucos índices que caíram em junho, apareceram hospedagem fora de casa e tarifas aéreas.