As famílias brasileiras estão buscando reduzir os gastos com os pequenos prazeres do dia a dia, fruto do crescimento dos índices inflacionários. Uma pesquisa realizada pela Kantar revela que os brasileiros têm trocado refeições por lanches, mudança de comportamento identificada em todas as classes sociais, especialmente na classe C.
A pesquisa Consumer Insights 2022 apontou que enquanto o valor médio de uma refeição completa nos três primeiros meses do ano ficou em torno de R$ 43,94, o gasto médio com lanches (salgadinhos e guloseimas) foi quase quatro vezes menor, em torno de R$ 10,43. Conforme o diretor comercial da Kantar David Fiss, além do custo, a praticidade é outro motivo que explica a troca.
“A gente começa a enxergar cada vez mais a presença de sanduíches principalmente nas ocasiões onde eram fortes as refeições tradicionais. Quando você compra embutidos, você consegue compartilhar melhor os produtos ou comprar a granel, que é um fator também que se ajusta ao bolso do consumidor” explica Fiss.
O estudo também mostra que as famílias brasileiras reduziram os gastos fora de casa em 2022, priorizando o consumo dentro do domicílio. Segundo a Kantar, o gasto médio trimestral doméstico aumentou de R$ 1.329 no ano passado para R$ 1.369 no primeiro trimestre deste ano, enquanto os gastos externos saíram de uma média de R$ 288 para R$ 278 no mesmo período.
Ainda segundo a Kantar, os gastos com consumo em casa representaram 52% do orçamento familiar, em média. O gasto das famílias nas categorias D e E é maior, representando 60% do consumo, contra cerca de 47% nas categorias A e B.