Alta nos custos prejudica recuperação de bares e restaurantes gaúchos, diz Abrasel

Maioria dos bares e restaurantes não se recuperou da pandemia | Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Mesmo com o fim das restrições e retomada do movimento nos restaurantes, a inflação prejudica o resultado do setor. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 37% dos estabelecimentos gaúchos tiveram lucro no mês de maio e outros 30% fecharam o mês no vermelho.

Entre aqueles no prejuízo, 83% apontaram que o aumento de alimentos e bebidas como fator que contribuiu para o resultado negativo. O cenário fica preocupante ao observar que 3 em cada 4 estabelecimentos não conseguiram repassar os custos da inflação para o consumidor.

O presidente da Abrasel, João Melo, aponta que o momento é de tentar repassar o que for possível ao consumidor, pois não tomar medidas pode representar a falência dos estabelecimentos. Outro dado que chama atenção na pesquisa da Abrasel é o endividamento do setor.

Para escapar dos reflexos da pandemia, 75% estão com empréstimos contratados, seja de linhas regulares dos bancos ou via Pronampe. Em média, 12,33% do custo mensal dos estabelecimentos estão comprometidos com o pagamento de dívidas bancárias.