Uruguaiana confirma primeiro caso de varíola dos macacos no interior do RS

Ao todo, o Rio Grande do Sul já soma três casos confirmados da doença

Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases/Reprodução

A prefeitura de Uruguaiana confirmou, neste sábado (9), o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade. A paciente é uma mulher de 52 anos, com histórico de viagem ao exterior entre abril e maio. Ela é também a primeira moradora do interior gaúcho a testar positivo para o vírus que, até então, só havia sido confirmado em pessoas da Capital.

Ao todo, há três casos no Rio Grande do Sul. Os dois primeiros pacientes são homens, que contraíram a doença na Europa e começaram a apresentar os sintomas durante estadia em Porto Alegre. Um deles mora na cidade e outro estava visitando a família. Ambos se recuperaram bem da doença.

De acordo com as autoridades de saúde de Uruguaiana, a mulher que testou positivo também apresenta boas condições de saúde e já não transmite mais o vírus da varíola dos macacos. A rede de contatos dela está sob monitoramento mas, até o momento, ninguém apresentou sintomas da infecção. No Brasil já foram registrados 174 casos.

Sobre a doença

A varíola do macaco é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados recentemente. A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois por outras partes do corpo.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.