Grendene zera as emissões na produção de calçados

Crédito: Divulgação

Graças ao uso exclusivo de energia renovável em suas operações, a Grendene diminuiu em 4% suas emissões totais em 2021, em relação a 2020. A empresa alcançou emissões de 1,4 kgCO2 por par de calçado, volume 14,5% menor que no período anterior.

O desempenho é resultado de mais de dez anos da Jornada pela Sustentabilidade, criada para contribuir com a sustentação dos negócios a longo prazo e para um futuro mais responsável, priorizando a atenção aos impactos que nossos processos geram ao planeta e às pessoas. Os dados estão apresentados na terceira edição do relatório de sustentabilidade da empresa.

Os estudos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos mostram que a Grendene tem o melhor desempenho ambiental sobre consumo de água, emissões de gases de efeito estufa e consumo de energéticos quando comparada a outras indústrias calçadistas, sob as mesmas condições avaliadas.

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. A empresa vende os seus produtos em cerca de 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país.