Prefeitura de Canoas abre edital para selecionar nova gestão do HPSC

Edital prevê valor máximo de repasse de R$ 105 milhões, para 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses

Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

A Prefeitura de Canoas, na região Metropolitana, abriu o edital para contratação de uma empresa que realize a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde do Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC). A entrega das propostas deve ser feita até as 10h do dia 4 de agosto, na rua Cândido Machado, 429, 4º andar, no Centro. O edital completo está disponível no site da Prefeitura.

O edital, aberto através da Secretaria da Saúde, prevê valor máximo de repasse de R$ 105 milhões, para 12 meses, prazo que pode ser prorrogado por até 60 meses. A proposta para gestão mais prolongada visa maior efetividade na gestão, segurança nas relações – sejam elas de trabalho, fornecedores ou com os usuários -, assim como um menor índice de erros.

Por ordem judicial, desde abril desde ano, a instituição de saúde é gerenciada pelo governo do Estado após o afastamento dos dirigentes do Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni), uma das medidas que integrou a operação Copa Livre, deflagrada pelo Ministério Público em 31 de março, e que também culminou com o afastamento do prefeito Jairo Jorge. As investigações, ainda em andamento, ocorrem em razão de suspeitas de irregularidades na contratação, que teve dispensa de licitação.