Dengue: Estância Velha confirma segunda morte e RS já soma 62 óbitos em 2022

Com nove casos fatais, Novo Hamburgo lidera o ranking de mortes em 2022

Foto: Freepik/R7/Reprodução

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nessa quinta-feira (21), a 62ª morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2022. Conforme o painel de monitoramento da pasta, a vítima mais recente residia em Estância Velha, no Vale dos Sinos. Ao todo, 50,2 mil gaúchos contraíram a doença desde a virada do ano.

Destes, 43,4 mil tiveram contato com o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, no território do Rio Grande do Sul – e, por isso, são classificados como casos autóctones. De acordo com a SES, 447 municípios gaúchos estão infestados pelo inseto. Há 22 pessoas internadas por dengue no Estado, sendo 19 em leitos clínicos e três em UTIs.

O número de novas infecções está em queda há 12 semanas, quando foi registrado o pico de 5,6 mil diagnósticos em sete dias. No último relatório, foram apenas seis casos no mesmo período. A trajetória descendente tem relação com a chegada do inverno, já que o vetor da doença se reproduz e circula mais rápido quando a temperatura é mais alta.

Ainda assim, 2022 já se consolidou como o recordista na série histórica da dengue no Rio Grande do Sul. Em 2021, por exemplo, foram 10 mil casos da doença e 11 óbitos; já o ano anterior teve três mil infectados, com três mortes. Antes, haviam sido registrados óbitos por dengue somente em 2015 e 2016, com duas e uma morte respectivamente.

Prevenção

O controle da dengue passa pela eliminação de locais com água parada, que servem de pontos para o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypti. O tratamento para infecção pelo vírus dengue é baseado principalmente na hidratação adequada, levando-se em consideração os sintomas apresentados pelo paciente.

Os sinais mais comuns de infecção pela doença são febre, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. Há três apresentações de dengue: clássica (sem sintomas), com complicações (com sintomas leves) e hemorrágica (com sintomas que podem levar a óbito).

Lista de cidades do RS com óbitos por dengue em 2022

Novo Hamburgo – 9 mortes
Igrejinha – 6
Horizontina – 5
Lajeado – 4
Porto Alegre – 4
Rondinha – 4
São Leopoldo – 4
Cachoeira do Sul – 3
Jaboticaba – 3
Boa Vista do Buricá – 2
Estância Velha – 2
Parobé – 2
Ametista do Sul – 1
Chapada – 1
Condor – 1
Cristal do Sul – 1
Dois Irmãos – 1
Erechim – 1
Nova Candelária – 1
Nova Hartz – 1
Novo Machado – 1
Putinga – 1
Santa Rosa – 1
Sapucaia do Sul – 1
Seberi – 1
Viamão – 1
Uruguaiana – 1