O Banco Central da República Argentina (BCRA) decidiu vetar a possibilidade de parcelamento das compras feitas com os cartões de crédito em lojas de duty-free. Conforme a instituição financeira isso estende a proibição já em vigor para passagens e serviços turísticos no exterior e para produtos do exterior recebidos pelo sistema porta a porta.
Com isso, o BCRA revela que não poderão ser mais financiadas as compras de seus clientes em passagens ao exterior e serviços turísticos fora do país, além das compras que sejam recebidas do exterior. As autoridades da Argentina enfrentam uma crise econômica, com elevada inflação e dificuldades para pagar a dívida estatal. O país sofre ainda com turbulências recentes nos mercados, em meio a dúvidas de investidores com a troca no comando do Ministério da Economia.
Como se não bastasse isso, o índice de produção industrial da Argentina em maio caiu 1,1% em relação ao mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina (Indec). Na comparação com o mesmo mês de 2021, entretanto, a atividade industrial do país registrou alta de 11,9%.