Sondagem do Vestuário mostra cenário de recuperação, aponta Fecomércio-RS

Crédito: Divulgação/FCDL-RS

A maioria dos estabelecimentos do ramo de vestuário do Rio Grande do Sul (53,5%), e optantes do Simples Nacional, conseguiu recuperar o movimento de vendas comparado ao período pré-pandemia, enquanto 27,7% já operam com um volume de vendas superior. O resultado faz parte da Sondagem de Segmento de Vestuário feita pela Fecomércio-RS entre os dias 23 de maio e 11 de junho de 2022.

Quando questionados acerca de alguma medida implementada para mitigar perdas de receitas, 65,7% afirmaram ter realizado alguma ação. Dentre as principais destacaram-se a divulgação dos produtos nas redes sociais (77,1%) e as promoções (28,5%). O reforço nos canais digitais foi citado pela minoria dos entrevistados (38,4%), sendo que dentre os que reforçaram a atuação nesse meio, 91,2% relataram que os resultados foram positivos.

Quanto à avaliação da situação atual, 69,4% classificaram as vendas como boas, muito boas ou excelentes nos últimos 6 meses. Na avaliação das vendas do Dia das Mães, 43,9% classificaram seu desempenho como melhores do que do mesmo período de 2021. Na ocasião da pesquisa, 59,8% tinham expectativas otimistas para as vendas do Dia dos Namorados. Quanto a expectativas, para 67,2% dos entrevistados e esperada alguma melhora nas vendas nos próximos 6 meses. Quanto à economia, essa proporção é de apenas 47,8%.

Entre o perfil de quem respondeu ao levantamento, 86,5% revelou atuar para o público adulto-feminino. O segundo principal foco é o adulto-masculino (58,4%). A juvenil-feminina e juvenil-masculina está presente em 39,2% e 30,6% dos estabelecimentos, respectivamente.

A maioria dos estabelecimentos (51,4%) revelou atuar há mais de 10 anos no mercado. No que diz respeito à organização financeira, os entrevistados foram questionados quanto à separação das finanças do negócio com relação ás finanças dos sócios, à análise financeira do negócio, o nível de endividamento e à tomada de crédito. Também foram realizadas à gerenciamento de estoques e comportamento e custos de aluguéis e mercadorias.

“O varejo de vestuário foi um dos segmentos mais afetados durante a pandemia. É muito importante que haja essa retomada. O tempo de portas fechadas e de outras restrições cobrou um custo altíssimo do setor. “completou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.