PF apreende materiais em Caxias do Sul em ação contra racismo na Internet; operação também teve alvo na capital

Agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em apartamento na cidade serrana, e fizeram diligências no bairro Farroupilha, em Porto Alegre

POLÍCIA
Motorista de 51 anos, natural de Piraquara, Paraná, morreu no acidente

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, na Serra, uma ação de repressão à publicação de conteúdos racistas e neonazistas em sites, blogs e redes sociais na internet.

Os agentes cumpriram um mandado de busca em Caxias do Sul e apreenderam um notebook, celulares e outros dispositivos de armazenamento em um apartamento no bairro Panazzolo.

Porto Alegre

Desdobramentos da operação também ocorreram em Porto Alegre, conforme a corporação. A ação, também pela manhã, teve como alvo um apartamento no bairro Farroupilha. Na capital, contudo, não houve apreensão de materiais, nem foram cumpridos mandados de prisão

Segundo a PF, a investigação mira dois indivíduos – o que reside na Serra e o morador da capital -, com supostos vínculos entre si.

A investigação teve início em janeiro de 2022, a partir de denúncias recebidas pela corporação, e identificou suspeitos de promoverem conteúdo discriminatório ou preconceituoso em relação a raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A pena para os crimes investigados é de dois a cinco anos de reclusão, conforme o artigo 20 da Lei nº 7716, de 1989.

*Atualizada às 18h para inclusão de informações