Pesquisa aponta alta de 11% no ano em viagens com uso de bicicletas na capital

Os moradores de Porto Alegre estão andando mais de bicicleta. Pelo menos é o que revela o estudo “Micromobilidade no sul global”, um levantamento inédito promovido pela Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina com panorama geral sobre o uso de bikes compartilhadas na América do Sul, incluindo Porto Alegre. O Bike POA, sistema de bikes compartilhadas da empresa em parceria com o Itaú Unibanco, foi um dos analisados e registrou um aumento de 11% nas viagens entre os meses de janeiro a maio de 2022 quando comparado ao mesmo período de 2021.

São 41 estações e mais de 400 bicicletas espalhadas pela cidade. Segundo o estudo, a intermodalidade com transporte público foi um dos destaques em Porto Alegre, uma vez que 65% das pessoas que fazem seus trajetos com mais de um modal utilizam o transporte público como complemento de suas viagens.

As bicicletas também são fundamentais para o meio ambiente. 57% dos respondentes do Bike POA afirmaram que fariam os deslocamentos motorizados se não utilizassem a bicicleta. Mais de 300 toneladas de dióxido de carbono foram potencialmente evitadas só em 2021 com a utilização das bicicletas compartilhadas em Porto Alegre.

O estudo também aponta que, em Porto Alegre, 77% utilizam o sistema para deslocamentos do dia a dia e 20% para lazer. O estudo completo traz números relativos à operação e impacto da empresa na mobilidade e desenvolvimento das cidades onde atua e, para isso, foram analisados todos os sistemas e respostas de mais de 5.700 pessoas.