Polícia Civil mira família de criminosos responsável por homicídios e tráfico em Gravataí

Pai comandava o esquema, que envolvia três filhos, de dentro da cadeia

Ao menos dez assassinatos são atribuídos ao grupo que agia na Região Metropolitana. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma família de criminosos é alvo de operação da Polícia Civil em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta segunda-feira (4). Segundo as investigações, pai e três filhos comandavam o tráfico de drogas em boa parte da cidade, a partir de vínculo com uma importante facção gaúcha. O patriarca da família e líder da quadrilha já estava preso, assim como um dos filhos; os outros foram detidos hoje.

Até o momento, nove pessoas foram presas, sendo um em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, cinco foram capturados em cumprimento de mandado de prisão preventiva e três réus presos foram cientificados das cautelares nas casas prisionais. Aproximadamente 85 servidores foram empregados na ação, que também cumpre medidas cautelares de apreensão de veículos e sequestro de residência.

Para evitar a rivalidade entre os filhos, o pai dividia a função entre eles – sendo que cada um atuava na venda de um entorpecente diferente. Onze mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão são cumpridos pelos agentes mobilizados na operação. O grupo que era investigado desde outubro também está por trás de pelo menos dez homicídios. Mais de R$ 500 mil em bens foram recolhidos pela força-tarefa.