Estudo revela que consumo de carne bovina cairá no Brasil e Argentina em 10 anos

Foto: Divulgação

O consumo de carne bovina continuará em queda no mundo, inclusive no Brasil e na Argentina, sendo substituído pela carne de frango. A informação é da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relatório sobre as perspectivas agrícola para os próximos dez anos.

A estimativa é de que o consumo global de carne bovina aumente em mais 76 milhões de toneladas até 2031. No entanto, o consumo per capita vem caindo de 2007 e poderá ter queda adicional de 2% na próxima década.

Nas Américas e Oceania, por exemplo, regiões em que a preferência pela carne bovina está entre as mais altas no mundo, o consumo per capita deverá cair 2% no Brasil e no Canadá, 4% nos Estados Unidos, 5% na Argentina e, de maneira ainda mais significativa, na Oceania, para a qual FAO e OCDE estimam declínio de 15%. Na América Latina, a provável diminuição do consumo deverá ser resultado, também, da diminuição da renda per capita, que encolheu 1,8% por ano na última década.