Dia de Cooperar: entidades reafirmam compromisso com desenvolvimento sustentável

Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas e Unimed querem estimular o desenvolvimento sustentável

Foto: Sistema Ocergs-Sescoop/RS/Divulgação

O Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado neste sábado (2), mobiliza entidades no Rio Grande do Sul. No Noroeste do Estado, por exemplo, a ação “Leve a Cooperação na Garupa” une Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas e Unimed no esforço de estimular a valorização do desenvolvimento social e sustentável.

O presidente da Ocergs, Darci Hartmann, destaca que a iniciativa vai além do voluntariado e da solidariedade. Segundo o dirigente, elas incluem o estímulo à prática dos valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Temos recebidos relatos entusiasmados de todas as regiões do Estado. Cerca de 10 mil pessoas estão mobilizadas nestas atividades, hoje, no Rio Grande do Sul. É um momento de recreação, doação de alimentos, enfim. A solidariedade é uma das grandes marcas da cooperação”, ressalta.

Três objetivos norteiam a ação idealizada pelas cooperativas de Ijuí: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

“Temos, cada vez mais, a necessidade de buscarmos cooperar entre nós para termos uma sociedade mais justa, mais igualitária. E, acima de tudo, para que possamos resolver até os nossos problemas de crescimento econômico, em parceria com os nossos associados. E, a partir deste crescimento, promover o avanço regional sustentável”, afirma Hartmann.

Serviço

O símbolo da iniciativa é a bicicleta. Para estimular o uso desses veículos de locomoção no dia a dia, a ação “Leve a Cooperação na Garupa” promove um encontro na Praça da República, em Ijuí, com diversas atividades voltadas a pessoas de todas as idades. Entre elas, dois circuitos exclusivos para esses meios de locomoção alternativos.

A recepção ao público acontecerá às 13h30 e o início do passeio ciclístico e do circuito das usinas está marcado para as 14h, com as atividades estendendo-se até as 17h. Os primeiros a chegarem no local e se inscreverem receberão brindes exclusivos do “Dia C”, produzidos especialmente para a data pelas cooperativas organizadoras.