Indústria gaúcha exporta noz pecan para o mercado internacional

Crédito: Divulgação/Divinut

Maior processadora de noz pecan da América do Sul, com uma média de beneficiamento de mil tonelada do fruto por ano, a Divinut vem conquistando o mercado internacional. Nesta semana, uma carga de 18.140 quilos saiu da empresa, com sede em Cachoeira do Sul, com destino a Espanha. Embaladas à vácuo em pacotes de 10 quilos, a carga foi exportada pelo porto de Rio Grande em direção à Valência. O próximo carregamento para o exterior, em julho, será para Dubai, nos Emirados Árabes.

O proprietário da empresa, Edson Ortiz, destaca que as exportações só não são mais elevadas em razão da absorção de seu produto no Brasil. Seus maiores compradores hoje são indústrias como Cacau Show, Seven Boys, Nutrella e Nutrimental.

A logística também dificulta as exportações, juntamente com a burocracia documental.  Do beneficiamento da safra de pecan de 2021, em torno de 70 toneladas foram exportadas pela Divinut para Espanha. Antes disso, a empresa já vinha vendendo para países como Itália e Israel.

“A excelente safra de 2021 nos permitiu uma produção maior, aumentando também a nossa capacidade para exportações. Nossas próximas remessas serão enviadas nos contaienres para países como Grécia, Estados Unidos, Inglaterra e Rússia”, frisa Ortiz.

O viveiro de mudas da empresa tem atualmente 400 mil mudas sendo produzidas em área coberta e é o maior do mundo em número de plantas. A Divinut tem cerca de 4 mil produtores parceiros em aproximadamente 600 cidades da região Sul do Brasil. A maioria deles são agricultores de pequeno porte, que conciliam nogueiras com outras culturas como forma de renda extra.

A EMPRESA

A empresa está há 22 anos no mercado e foi fundada por Edson Ortiz, biólogo pós-graduado em Gestão e em Tecnologia de Alimentos. O principal mercado da Divinut hoje é o estado de São Paulo, que absorve cerca de 60% da produção da empresa.

A empresa projeta lançar novos embalagens de 100 gramas ampliando as existentes hoje de um, cinco e 10 quilos cada, todas à vácuo e nas versões nozes em metades inteiras, pedaços, granuladas e farinha.

A indústria da Divinut recebeu no ano passado uma seletora automatizada com capacidade para beneficiamento de 800 quilos por hora. Com tecnologia chinesa, o equipamento é considerado um dos mais modernos utilizados no beneficiamento de pecan na América do Sul.