Venda de combustíveis no Brasil sobe 6,1% em maio

Foto: Alina Souza / CP

A venda de combustíveis no Brasil cresceu 6,1% em maio, na comparação com igual mês do ano passado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 30, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e leva em consideração o impulso da comercialização de diesel e gasolina.

As distribuidoras venderam 11,88 bilhões de litros de combustíveis em maio, o que representa um avanço de 5,5% na comparação com abril. A operação com a gasolina cresceu 5,2% na comparação com abril e 10,9% na comparação com maio de 2021, para 3,4 bilhões de litros. No acumulado do ano, o país registra um avanço de 3% na venda dos combustíveis, com 56,7 bilhões de litros.

O diesel registrou um aumento de 7,5% nas vendas das distribuidoras em relação a abril e de 6,2% frente a maio do ano passado, para 5,3 bilhões de litros. De janeiro a maio, o aumento das vendas do diesel na comparação com o mesmo período de 2021 foi de 2,9%, bem menor que o da gasolina, que avançou 13,4%.

Já a comercialização de etanol hidratado manteve-se na contramão dos derivados de petróleo, recuando 6,9% em maio na comparação com abril e 12,7% em relação a maio do ano passado. No ano, o volume do biocombustível vendido pelas distribuidoras apresenta uma queda de 19,1%, com consumidores optando pela gasolina.