Praça da Matriz volta a ficar às escuras em Porto Alegre

Problema havia sido resolvido, mas local ficou sem iluminação novamente

Foto: Fabiano do Amaral / CP

A Praça da Matriz voltou a ficar às escuras, no Centro de Porto Alegre. Nos últimos dias, o local está sem iluminação nos arredores, onde há transição de pessoas. Nesta quinta-feira, novamente, o espaço tinha pouca iluminação. A praça infantil era o único ponto com luz, mas não o suficiente para entregar um lugar com mais claridade para a população circular pelo espaço. No dia 2 de junho, uma reportagem publicada no Correio do Povo, mostrou que a praça permanecia sem luz há, pelo menos, duas semanas. Equipes dos órgãos responsáveis estiveram no local e resolveram o problema. Porém, nos últimos dias, o contratempo voltou a acontecer, tornando a situação reincidente.

A CEEE Grupo Equatorial reforçou que a iluminação do espaço é de incumbência da gestão municipal. Já a Secretaria Municipal da Cultura informou ter constatado o problema de falta de iluminação na noite desta quinta-feira. O motivo, porém, ainda é desconhecido. Amanhã, sexta-feira, uma equipe técnica da prefeitura vistoria o local para verificar a situação e resolver o problema.

Localizada em frente ao Palácio da Justiça, Assembleia Legislativa e Palácio Piratini, no Centro Histórico, a Praça passou por uma revitalização iniciada em julho de 2020, sendo reaberta ao público na semana dos 250 anos de Porto Alegre. O investimento, em recursos do PAC Cidades Histórica via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), chegou a quase R$ 2,4 milhões.