Porto Alegre registra mais uma semana com queda no número de casos de dengue

Na última semana, foram confirmadas 22 infecções autóctones na Capital

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira (30), o mais recente balanço sobre a situação da dengue na cidade. Segundo a pasta, os números mostram a continuidade na redução de suspeitas e casos confirmados na cidade – índices que preocuparam no verão, marcado pelo período mais grave da série histórica.

Na última semana, foram confirmadas 22 infecções autóctones (contraídas dentro dos limites do município). O número representa a metade do registrado nos sete dias anteriores. Os dados estão sujeitos à revisão e incluem informações registradas até 25 de junho, formalizadas no Boletim de Arboviroses da prefeitura da Capital.

A baixa temperatura registrada no outono e neste início do inverno contribuiu com a diminuição da infestação do mosquito Aedes Aegypti em Porto Alegre. Com isso, também houve queda no número de casos novos no mesmo período. Nenhum bairro tem alta circulação do inseto, responsável pela transmissão da doença.

Neste ano, 5.205 moradores da Capital procuraram os serviços de saúde por suspeita de dengue. Destes, 3.117 estavam com a doença. Nove bairros têm maior incidência de dengue: Jardim Carvalho, Bom Jesus, Partenon, Vila Nova, Ipanema, Vila São José, Vila Jardim, Morro Santana e Rubem Berta.

Zika e chikungunya

Em relação à chikungunya, foram notificadas seis suspeitas em Porto Alegre desde janeiro, das quais cinco foram descartadas e um caso, importado, foi confirmado. De zika, foram três notificações de suspeita, todas descartadas em exames laboratoriais.