Porto Alegre conta com 66 novos leitos clínicos para internação de pacientes adultos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 46 novas vagas já em operação na Santa Casa de Misericórdia e 20 no Hospital São Lucas da PUCRS. Outros 30 leitos devem entrar em funcionamento na próxima semana, também no São Lucas, todos custeados com verba municipal.
As vagas são dedicadas exclusivamente a pacientes internados em pronto atendimentos da cidade. A capital vive um aumento da circulação de doenças respiratórias, o que provoca sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente nos quatro pronto atendimentos 24 horas. Segundo o dashboard das emergências, na manhã desta quinta-feira, a taxa de ocupação geral de pacientes adultos era de 144%.
Conforme acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais da metade dos pacientes aguardando internação em hospitais de Porto Alegre é de outros municípios. “Orientamos os pacientes a priorizarem os serviços de saúde de suas cidades de origem, contribuindo para evitar a superlotação da rede hospitalar da capital”, explicou o secretário de Saúde, Mauro Sparta.
Em casos de sintomas leves, a orientação para moradores de Porto Alegre é buscar uma das 132 unidades de saúde.