Marina Silva vai ser candidata a deputada federal por São Paulo

Ex-senadora pelo Acre e ex-candidata à Presidência da República divulgou nesta quarta-feira como vai disputar eleições em 2022

Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

Marina Silva anunciou nesta quarta-feira, via Twitter, que vai ser candidata a deputada federal pelo estado de São Paulo. A decisão, segundo ela, vem “depois de um longo período de discussão”. Marina, que é presidente da Rede Sustentabilidade, marcou o lançamento da pré-candidatura para sábado, na capital paulista.

“Considero que assim posso colaborar com o objetivo estratégico de mobilizar o Brasil para o grande desafio da reconstrução e construção de políticas públicas capazes de enfrentar o crescimento intolerável das desigualdades, recuperar a economia em bases sustentáveis”, escreveu.

“Venho do movimento dos seringueiros que teve seu auge na década de [19]80 e também sua grande tragédia, com a morte de Chico Mendes e tantas outras pessoas assassinadas por suas lutas em defesa da Floresta Amazônica. É nessa identidade política que se inscreve meu compromisso com um país economicamente próspero, socialmente justo, politicamente democrático, culturalmente diverso e ambientalmente sustentável, única forma de dar curso aos legítimos anseios e aspirações dos jovens e perspectivas de futuro saudável a nossas crianças”, afirmou.

Ex-senadora pelo Acre (1995-2011) e três vezes candidata à Presidência da República (2010, 2014 e 2018), Marina ainda exerceu os cargos de ministra do Meio Ambiente nos dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (2003-2008), deputada estadual no Acre (1991-1995) e vereadora em Rio Branco (1989-1991).

Ausência em evento de Lula
Marina teve o nome destacado na imprensa, em 28 de abril, quando faltou a um evento que o partido Rede Sustentabilidade realizou em Brasília para apoiar a pré-candidatura de Lula à Presidência da República.

Ao discursar, ao lado do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outras lideranças do partido, o ex-presidente e pré-candidato lançou um aceno concreto a Marina. “Eu, na verdade, esperava que a Marina estivesse aqui. Porque a minha relação com a Marina é muito antiga, muito grande. Eu, às vezes, não sei porque ela demonstra momentos de raiva. Mas quero dizer para você que eu aprendi a gostar da Marina quando ela ainda era menina, no estado do Acre”, afirmou.

Marina não vem demonstrando apoio à pré-candidatura de Lula. Após conversas internas, parlamentares e filiados da Rede informaram a intenção de ajudar na campanha do petista. Para evitar um racha, houve deliberação da Executiva da legenda no sentido de permitir o apoio a Lula.

Após o evento, o senador Randolfe Rodrigues comentou a ausência da presidente do partido, ressaltando estar confiante em um novo ato de apoio a Lula — dessa vez, com a presença de Marina.