Após decisão do MDB nacional que deliberou em favor do apoio do partido a pré-candidatura de Eduardo Leite (PSDB) ao governo do Rio Grande do Sul, o tucano se manifestou em redes sociais para felicitar a atitude emedebista. Leite disse entender o movimento como uma “demonstração de sinergia com o espírito que moveu o PSDB a abrir mão de candidatura própria à presidência”. Nacionalmente, o PSDB anunciou apoio à pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) e que deve indicar o vice na chapa.
Segundo ele, há “sinergia” entre os projetos de ambos os partidos, que também “confrontarão localmente”, a polarização existente em nível nacional. O ex-governador termina a série de tuítes sobre o assunto afirmando respeitar a pré-candidatura de Gabriel Souza ao Palácio Piratini, mas “confiando” na “capacidade de composição” entre as agremiações.
Na semana passada o PSDB convidou oficialmente o MDB para compor a chapa do Leite ao Piratini, sem detalhar para qual cargo. Convite esse feito pessoalmente pelo dirigente estadual tucano, Lucas Redecker, e o atual chefe da Casa Civil, Artur Lemos. O MDB gaúcho vai discutir o tema, mas sustenta a pré-candidatura de Gabriel Souza. Após a decisão nacional, o presidente estadual do MDB, Fábio Branco, informou que vai chamar a executiva para deliberar sobre o assunto.
Gabriel Souza integra a executiva nacional do MDB, mas informou que não compareceu na reunião desta quarta-feira.