João Bosco Vaz assume cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre

Pedetista tomou posse nesta quarta-feira, em razão da morte do colega de partido Mauro Zacher

Vereador João Bosco Vaz (PDT) | Foto: Leonardo Contursi/Divulgação

João Bosco Vaz (PDT) assumiu a titularidade de uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre durante a sessão plenária, realizada nesta quarta-feira. O pedetista passa a ocupar a vaga do colega de partido Mauro Zacher, que faleceu aos 46 anos, no início da semana, e teve o corpo sepultado nessa terça-feira.

Conforme a assessoria de imprensa do PDT, Bosco tinha prazo de até 30 dias para assumir, mas como as sessões vêm sendo realizadas no formato híbrido (presencial e online) a procuradoria da Casa entendeu ser possível fazer a posse virtualmente, já que o parlamentar e a esposa saíram em viagem para visitar o filho. Por conta disso, o pedetista, que assumiu a titularidade do sexto mandato, se licenciou do cargo após a posse para reassumir no dia 13, data em que retorna a Porto Alegre.

Trajetória

Natural de Bagé, na região da Campanha, João Bosco Vaz é jornalista esportivo pós-graduado em Comunicação & Marketing pela PUCRS e em Metodologia do ensino superior. O pedetista, prestes a completar 67 anos, conquistou o primeiro mandato de titular na Câmara Municipal na eleição de 2000. Após, conseguiu se reeleger em 2004, 2008, 2012 e 2016.

Além de cargos no legislativo, em 2005 ele assumiu como secretário municipal de Esportes de Porto Alegre, na gestão José Fogaça (MDB). Seis anos mais tarde, durante a liderança de José Fortunati, à época no PDT, exerceu o cargo de secretário da Copa do Mundo de 2014.