Aprovado por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo – PLD 02/2002 de autoria do vereador Anderson Zanella, concedeu o título de Cidadão de Bento Gonçalves ao empresário Aldo Cini pelos significativos serviços prestados à cidade.
Na solenidade de entrega do título, o empresário recebe honrarias do Sindimóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), de onde foi presidente de 1987 a 1990, e uma comenda do Rotary Clube do município, junto de sua esposa Ordália Navarini Cini, também homenageada, por suas ações filantrópicas.
O fundador e presidente Emérito da Madesa Móveis tem uma história que se confunde com a própria linha do tempo do maior polo moveleiro do Brasil. Nascido em Garibaldi (RS) em 1933, o administrador de 89 anos se destacou com um olhar à frente do seu tempo, em uma história repleta de superações, sonhos e conquistas.
Cini chegou em Bento Gonçalves com 12 anos de idade junto de seu pai, de quem herdou, principalmente, a expertise, a criatividade e a capacidade de desenvolver produtos e processos. Ainda jovem, deu seguimento aos negócios de serralheria da família e expandiu a pequena empresa que, anos mais tarde, se transformou na Companhia de Móveis Aldo Cini.
Além do ferro, passou a trabalhar com novos materiais e desenvolveu produtos como móveis escolares e residenciais em tubo e fórmica. Em 1977, criou a Madesa Móveis, com foco na fabricação de móveis em madeira de pinus, buscando não só o mercado nacional, como também a exportação, com seus produtos vendidos em mais de 60 países. A marca, que completou 45 anos em fevereiro deste ano, segue, até hoje, como referência em inovação, práticas sustentáveis, qualidade e atendimento.
O empresário foi o fundador e primeiro presidente da Movergs – Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, onde teve papel fundamental na formação do polo moveleiro gaúcho. Para saber mais sobre as atuações de Aldo Cini no setor moveleiro, acesse: https://www.museualdocini.com.br/ https://www.madesa.com/ e https://cinex.com.br/pt.