Com média móvel de casos 16,4% maior que a dos últimos sete dias, o governo estadual decidiu, pela quinta semana consecutiva, emitir Avisos a todas as 21 regiões Covid, no Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. A reunião, que definiu a classificação ocorreu por videoconferência, nesta quarta-feira, coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Junior de forma remota, já que ele testou positivo para a doença.
Além das contaminações, que fizeram a incidência semanal de casos atingir 224 pessoas para cada 100 mil habitantes, o Gabinete de Crise também constatou média de 16,9 mortes por dia – o que corresponde a uma alta de 9,3% desse indicador, na comparação com a semana passada. De acordo com o monitoramento feito pelas equipes do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, nos últimos sete dias foram registrados 118 óbitos pela Covid-19 em cidades gaúchas.
Apesar do aumento de infecções e óbitos, o número de internados entre casos suspeitos e confirmados de coronavírus diminuiu em 28, a partir de um decréscimo de 18 pessoas em leitos clínicos e de 10 em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
Atualmente, o número de internados em leitos clínicos, entre os casos suspeitos e confirmados, é de 741, uma redução de 2,4% quando comparado à semana passada. Além disso, 207 pacientes recebem tratamento intensivo em função da doença, o que representa uma redução de 4,6% em relação aos últimos sete dias.
Vacinação
O Piratini segue reforçando a importância de a população buscar a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo dados do vacinômetro do RS, cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 55,4% tomaram a dose de reforço.
40 mil mortes
Nesta quarta, o Rio Grande do Sul ultrapassou 40 mil óbitos em decorrência da Covid-19. Desde o anúncio da primeira morte em solo gaúcho, em 25 de março de 2020, morreu um contingente de pessoas equivalente à população de Torres, no litoral Norte.
O RS é o quinto estado em número de mortes, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, de acordo com o Ministério da Saúde.
Apenas um município gaúcho não sofreu nenhuma perda para a Covid-19: Novo Tiradentes, na região Norte. Pouco mais de 2 mil pessoas vivem ali e, felizmente, dos 455 casos da doença registrados na cidade, nenhum passou por complicações graves.