Pesquisa revela que maioria das PMEs desempenha atividades sustentáveis

Economia
Crédito: Freepick

A maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) do Brasil – 65% – considera que desempenha suas atividades de forma sustentável, enquanto apenas 7% acreditam que elas não são sustentáveis de nenhuma forma. É o que revela um estudo mundial da empresa de logística UPS, realizado pela companhia americana, e mostra que 28% das PMEs se consideram “muito sustentáveis”, 37% “um pouco sustentáveis” e 22% “não muito sustentáveis”.

Entre as empresas brasileiras que participaram do estudo, há relatos de planos para tornar suas empresas mais sustentáveis, mas também existe a mesma quantidade que não prevê implementar mudanças deste tipo nos próximos três anos. O estudo também identificou que a maior área de crescimento potencial para práticas sustentáveis é o transporte, enquanto em 2022 a área em que mais são implementadas práticas ecologicamente corretas é a de embalagens utilizadas para o envio de produtos.

O Brasil reúne 8,5 milhões de PMEs, que representam 99% de todas as empresas do país e que estão entre as mais afetadas pela pandemia de covid-19. Os quatro maiores desafios relacionados com a pandemia, segundo as PMEs em 2021 e 2022, estão a dificuldade em atrair clientes (81%), a diminuição do fluxo de caixa (75%), a ruptura da cadeia de abastecimento (66%) e o aumento da necessidade de oferecer novos produtos e/ou serviços (66%).