Senadores protocolaram o pedido de abertura da CPI do Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira. A intenção dos parlamentares com a Comissão Parlamentar de Inquérito é apurar supostas irregularidades no Ministério da Educação ao longo da gestão do ex-ministro Milton Ribeiro. A criação depende agora do aval do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O protocolo ocorreu com 30 assinaturas, após o registro da assinatura dos senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Confúcio Moura (MDB-RO).
Milton Ribeiro chegou a ser preso, no último dia 22, na Operação Acesso Pago, da Polícia Federal, que apura tráfico de influência de pastores e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC.
Durante as investigações, o Ministério Público Federal (MPF) apontou possível interferência do presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre o caso do ex-ministro e pediu o envio de parte dos autos ao Supremo Tribunal Federal (STF).