A Petrobras informou que Caio Mário Paes de Andrade tomou posse nesta terça-feira (28) como presidente da estatal. O Conselho de Administração deu aval à indicação dele para o cargo nesta segunda-feira (27). Na votação, o executivo teve sete votos favoráveis ao seu nome e três contrários. O novo presidente é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduado em administração e gestão pela Universidade Harvard e mestre em administração de empresas pela Universidade Duke.
Ele foi indicado pelo governo federal no fim de maio. Segundo o Ministério de Minas e Energia, Paes de Andrade “reúne todas as qualificações para liderar a companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o contínuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras”.
Paes de Andrade será o quarto presidente da Petrobras na gestão de Jair Bolsonaro – sem contar o interino Fernando Borges. Antes dele, comandaram a empresa: José Mauro Ferreira Coelho, Joaquim Silva e Luna e Roberto Castello Branco. Todos deixaram o posto por causa de reajustes ao preço dos combustíveis.