Aneel autoriza doação definitiva de prédio da Usina do Gasômetro

De acordo com o prefeito Sebastião Melo, restarão apenas "detalhes burocráticos" junto à Secretaria do Patrimônio da União

Investimento é de R$ 20,6 milhões para reforma de área de 11 mil metros | Foto: Joel Vargas/Arquivo/PMPA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta terça-feira, a doação definitiva do prédio da Usina do Gasômetro à prefeitura de Porto Alegre. Em reunião com a diretoria da agência, em Brasília, o prefeito Sebastião Melo explicou que restarão apenas “detalhes burocráticos com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU)” para que o espaço esteja escriturado no patrimônio da cidade.

O prédio, considerado um dos patrimônios históricos da capital, passou a ser administração pelo município em 1982. Entretanto, seguia sendo propriedade da Eletrobras, estatal privatizada recentemente pelo governo federal. O temor era de prejuízo para o cartão-postal da cidade, que passa por obras de revitalização.

Outras agendas em Brasília
Também na capital federal, Melo cumpriu agenda com integrantes da Secretaria do Tesouro Nacional para pedir celeridade na tramitação do empréstimo de R$ 60 milhões, via Banco do Brasil, para a recuperação de ruas da cidade. Os recursos serão utilizados em serviços de recuperação há previstos, diagnóstico para serviços futuros e contratação de sistema de gerenciamento da malha viária.

Pela manhã, Melo reforçou ao ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o pedido de destinação da antiga sede do INSS, na Travessa Mário Cinco Paus. Em fevereiro, o prefeito encaminhou o caso à avaliação da Pasta, então comandada pelo ex-ministro Onyx Lorenzoni, para que se defina sobre a venda ou a permuta do imóvel. A ideia é de que a iniciativa privada invista no espaço já com base em novas regras de revitalização, aprovadas no Plano de Reabilitação do Centro Histórico.