Segue internado em estado grave sobrevivente do incêndio em Carazinho transferido para Porto Alegre

Jeferson Ricardo da Silveira está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor desde a noite da última sexta-feira

Foto: Guilherme Almeida/CP

Transferido do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) na noite de sexta-feira, Jeferson Ricardo da Silveira, um dos sobreviventes do incêndio ocorrido no Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos de Carazinho (Cetrat), segue internado em estado grave na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.

Conforme a assessoria de imprensa do Grupo Hospitalar Conceição, Jeferson respira com ajuda de aparelhos e não precisou ser submetido a cirurgia.

Um segundo sobrevivente, que ficou hospitalizado no Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), teve alta na manhã do último sábado. Ainda em observação, Luiz Natanael da Silva Souza recebeu a visita do secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior. O servidor federal chegou ao Rio Grande do Sul a pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Nova estrutura

Tudo se encaminha para que uma nova estrutura do Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos de Carazinho (Cetrat) de Carazinho seja reconstruída por meio da união de esforços envolvendo o município e o governo federal. A presença do secretário nacional do ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, no município abriu caminho para que sejam viabilizados recursos federais na reconstrução do local, que recebia dependentes químicos de inúmeros municípios da região Norte do Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira, o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, o presidente da Câmara Municipal, Daniel Weber e o presidente da instituição, Edilson Batista de Oliveira, iniciaram as tratativas no sentido da viabilização da reconstrução do prédio da instituição que recebia, também, verba federal.

Identificação

O chefe da Defesa Civil de Carazinho, César Salles, informou que a partir de hoje as famílias serão contatadas para colher material genético a fim de encaminhar a identificação dos corpos. Conforme o Instituto-Geral de Perícias (IGP), uma das vítimas teve a identificação confirmada pela comparação da arcada dentária com uma ficha dentária fornecida pelo dentista.

Para as demais, a Polícia Civil vai chamar os familiares, que terão de se deslocar até Carazinho. Os corpos foram provisoriamente levados ao Cemitério Municipal, por orientação do Instituto Médico Legal (IML), e assim que foram identificados, serão liberados para as famílias realizarem os atos fúnebres.

Investigação

Em relação às diligências, a Polícia Civil confirmou, na última sexta, que a principal hipótese de causa para o incêndio que matou 11 pessoas é a de que tenha ocorrido falha na rede elétrica. Uma perícia técnica deve determinar, com certeza, o que motivou a tragédia. O laudo do IGP deve levar menos de 30 dias para ficar pronto.