Governo lança novos modelos de identidade e de passaporte

Brasileiros que vivem no Rio Grande do Sul já podem solicitar o novo documento

Foto: Reprodução / TV Brasil

O governo federal apresentou, nesta segunda-feira, os novos modelos dos documentos de identidade e passaporte. O presidente Jair Bolsonaro entregou as primeiras vias em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Em um primeiro momento, os brasileiros que vivem no Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão solicitar o novo documento. Os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo até março de 2023.

De acordo com o governo, a nova identidade vem com um QR Code, código de barras que pode ser escaneado pelos telefones celulares. A Carteira de Identidade Nacional vai ser emitida em um único modelo, independentemente de qual estado seja produzida, a partir de 4 de agosto. Além disso, vai ter duas versões: física e digital.

Já o novo passaporte de viagem, vem com a proposta de se tornar um “cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo”, argumenta o governo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do país por meio de ícones que representam os biomas e a cultura local.

Não houve alteração em relação aos procedimentos para emissão do documento, que vai ter 10 anos de validade. Segundo o governo, o preço para retirar o passaporte é de R$ 257,25. O novo modelo vai ser produzido a partir do mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil.

O Brasil emitiu mais de 500 mil passaportes entre os meses de janeiro e março de 2022, de acordo com a Polícia Federal (PF), órgão responsável pela confecção do documento. O número corresponde a um ritmo de impressão 134,96% maior que o verificado no mesmo período de 2021 (214.581) e mantém a trajetória de alta da emissão iniciada no segundo trimestre do ano passado.

Durante a cerimônia, Bolsonaro entregou o novo modelo de identidade para os ministros Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Paulo Guedes (Economia) e Mario Fernandes (substituto da Secretaria-Geral). Já o titular da Justiça concedeu ao presidente o novo modelo de passaporte.