A FEDERASUL está retomando a realização do Encontro de Embaixadores, depois de 16 anos. O evento será realizado no dia 30 de junho, das 13h30 às 18h, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, e com a parceria da FARSUL, FECOMÉRCIO e FIERGS, além do apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.
Conforme o presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, o objetivo é contribuir com a identificação de oportunidades internacionais de negócios para o Rio Grande do Sul. “Precisamos revelar as possibilidades geradas nas cadeias econômicas globais em decorrência da pandemia e da Guerra na Ucrânia e avaliar como o Rio Grande do Sul pode melhor aproveitá-las”, diz o presidente.
Organizado pela Divisão de Comércio Exterior da FEDERASUL, o Encontro contará com a participação do governador do Estado, Ranolfo Vieira Jr., na abertura, e oportunizará aos empresários gaúchos debater sobre o cenário econômico internacional em três painéis: o primeiro, às 14h, abordará a inovação como base para o desenvolvimento, com a participação do embaixador de Israel, Daniel Zonshine e o cônsul geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, com a mediação do presidente da FEDERASUL.
Em seguida, às 15h30, a ministra-conselheira da China, Shao Yingjun e o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, vão abordar as relações comerciais do Rio Grande do Sul com a China no novo cenário geopolítico, com a mediação do presidente da FARSUL, Gedeão Pereira.
Por fim, às 16h45, o tema será a situação econômica dos países vizinhos do Brasil e as perspectivas das relações comerciais com a União Europeia. Estão previstas as participações do cônsul geral da Argentina, ministro Jorge Perren e da cônsul geral do Uruguai em Porto Alegre, Liliana Buonomo, seguidas da apresentação da visão da Alemanha sobre o assunto, pelo cônsul geral em Porto Alegre, Milan Simandl. Este último painel terá a mediação do secretário de Desenvolvimento do Estado, Joel Maraschin.