Conselho da Petrobras se reúne para aprovar nome de Caio Andrade à presidência

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne na manhã desta segunda-feira, 27, para deliberar sobre a indicação de Caio Paes de Andrade ao cargo de presidente da Petrobras. Se confirmado, ele será o quarto presidente da estatal indicado pelo governo Bolsonaro desde sua posse.

O Comitê de Elegibilidade da Petrobras analisou a indicação de Andrade na última sexta-feira com base nas regras de governança da companhia e na legislação aplicável. No comunicado após a indicação, a Petrobras informou em comunicado que, por maioria (3×1), os integrantes do comitê chegaram à conclusão de que não existem oposições para que o executivo assuma o comando da estatal.

“Foi reconhecido pelo Comitê, funcionando como o Comitê de Elegibilidade (Celeg) previsto no artigo 21 do Decreto nº 8.945/16, por maioria, o preenchimento dos requisitos previstos na Lei nº 13.303/16, no Decreto nº 8.945/16 e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração da Petrobras”, disse a estatal em nota.

Andrade foi indicado ao cargo pelo governo Jair Bolsonaro há um mês, mas a troca tem esbarrado nos trâmites legais definidos para a substituição. Atual secretário de desburocratização do governo federal, Andrade deve substituir José Mauro Coelho no comando da companhia, que pediu demissão na última segunda-feira (20) depois de ser pressionado pelo governo Jair Bolsonaro por causa do alta dos preços dos combustíveis.

Enquanto isso, Fernando Borges é o presidente interino da estatal. Nomeado pelo Conselho de Administração em decorrência da vacância na presidência da companhia, ele é diretor-executivo de Exploração e Produção.